A Diretora Geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP), Ir. Neusa Lúcio Luiz – atual Presidente da FEHOSC (Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina), esteve em Brasília na última semana. Na capital federal, uma extensa agenda foi cumprida, juntamente com o Presidente da AHESC (Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina), Altamiro Bittencourt.

Dentre as reuniões, esteve encontro no Ministério da Saúde, com a equipe do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID). O encontro tratou sobre os empecilhos burocráticos enfrentados pelas instituições com os projetos PRONON e PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência). As entidades solicitaram revisão da portaria para facilitar a captação de recursos, já que as instituições que prestam os serviços estão encontrando dificuldades na apresentação de projetos.

A Política de Saúde Mental também esteve em pauta no Ministério da Saúde. Em reunião com a Coordenação do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, as entidades buscaram o aumento de leitos psiquiátricos e do incentivo mensal.

No Conselho Federal de Medicina foram discutidas as exigências para a concessão do Certificado de Regularidade, com ênfase nos serviços de atendimento ao parto/portas abertas para a Rede de Urgência, principalmente no que se refere ao regramento dos Hospitais de Pequeno Porte, que é o mesmo utilizado para Hospitais de Grande Porte. Dentre as mudanças citadas está a exigência da presença do obstetra plantonista 24h nos hospitais gerais, passando a ser obrigatório somente para as maternidades.

Na agenda também esteve reunião na Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). Na ocasião do Diretor da CMB, Mário César Homsi, informou que a Medida Provisória de R$ 2 bilhões para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos encontra-se em análise no Ministério da Economia. A expectativa é de que com a posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, a regulamentação da MP saia nos próximos dias.

A agenda também contemplou a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e a Secretaria de Articulação Nacional (SAN). Conforme Ir. Neusa, representantes da FBH e da SAN deram todo o suporte e acompanharam as reuniões da FEHOSC e da AHESC em Brasília.