Há cerca de 10 dias o Hospital Regional São Paulo (HRSP) desenvolvia a Campanha de Vacinação contra a Influenza para o público interno da instituição, que compreende os trabalhadores do hospital, médicos e terceirizados. Conforme a enfermeira responsável pelo Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Lisete Breier, 438 doses foram aplicadas até o fim da campanha interna.
Quem não conseguiu fazer a vacina no hospital agora está sendo orientado a procurar a Unidade de Saúde de referência para a aplicação. Profissionais da saúde têm direito a vacina nesta primeira etapa da campanha, justamente por estratégia definida pelo Ministério da Saúde, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.
A vacina, fornecida pelo MS, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Vale frisar, que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
Foto: Unsplash/Divulgação