Mães se emocionam com fotografias dos bebês prematuros
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) realizou na última sexta-feira (14), uma ação emocionante em alusão ao Novembro Roxo, campanha mundial de conscientização sobre a prematuridade. As mães dos bebês internados na UTI Neonatal foram surpreendidas com um momento especial de acolhimento, marcado pela entrega de porta-retratos com fotos produzidas em um ensaio fotográfico realizado com os bebês internados.
As imagens foram feitas pela própria instituição. Com apoio da equipe de enfermagem e psicossocial, a jornalista Patrícia Vanzin, assessora de comunicação do HRSP, realizou as fotos dos bebês em cada incubadora. As meninas foram fotografadas com tiaras roxas, enquanto os meninos utilizaram gravatinhas na mesma cor.

A iniciativa, organizada pelo Grupo de Humanização e pela Comissão de Aleitamento Materno, ocorre a cada dois anos. Em um ano, o hospital promove um encontro com famílias que vivenciaram a prematuridade e no ano seguinte, realiza o ensaio fotográfico com os bebês internados. O objetivo é valorizar o vínculo familiar, sensibilizar sobre o tema e reconhecer a força das mães que enfrentam essa etapa delicada, sempre acompanhadas pela equipe multiprofissional da instituição.
As participantes foram recepcionadas em um ambiente decorado, preparado especialmente para o encontro, e puderam desfrutar de um coffee break organizado pela equipe de Nutrição do hospital. A Diretora Geral do HRSP, Ir. Neusa Lúcio Luiz, o Diretor Administrativo, Fábio Lunks, e o Diretor Técnico, Dr. Mário Augusto Marques, participaram do encontro. O clima foi de emoção, troca de experiências, demonstrações de afeto e muitos relatos de gratidão.

Segundo a Psicóloga Clínica Tamara Franco, essa ação representa mais que um gesto simbólico. “É um momento de acolhimento profundo. As mães vivenciam uma rotina intensa na UTI, cheia de desafios e esperanças. Nas fotos ficou registrado o quanto os bebês são fortes e o quanto essas mães são resilientes. É um presente afetivo que reforça o vínculo e traz leveza para um período tão sensível,” analisou a profissional.
A enfermeira da UTI Neonatal Danielly Cordeiro também destacou o significado da iniciativa para as famílias: “Sabemos que a prematuridade envolve angústias, expectativas e muitos cuidados. Registrar essas fases e oferecer um momento de celebração, ajuda as mães a perceberem o quanto a presença delas é essencial para o desenvolvimento dos filhos. É uma forma de mostrar que elas não estão sozinhas e que nós estamos ao lado delas em cada etapa,” afirmou.
A Diretora Geral do HRSP, Ir. Neusa Lúcio Luiz, enfatizou que o hospital conta com um diferencial importante no atendimento: o alojamento conjunto para as mães de prematuros, permitindo que elas acompanhem o desenvolvimento dos bebês. Fortalecendo o vínculo e participando ativamente do processo de cuidado e amamentação. A instituição também oferece suporte multidisciplinar, garantindo um ambiente humano e seguro para as famílias.
Ir. Neusa Lúcio Luiz reforçou também, que “momentos como esse, simbolizam o compromisso da instituição com a humanização, com o cuidado integral e com a promoção da vida — princípios que guiam a atuação da UTI Neonatal e demais setores do hospital,” finalizou.


