19 de novembro de 2025 Notícias

Ir. Neusa Lúcio Luiz, atual presidente da FHESC destaca integração entre federações e fortalecimento da gestão hospitalar filantrópica

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a Irmã Neusa Lúcia Luiz, Diretora-Geral do Hospital Regional São Paulo (HRSP) – que é a atual Presidente da Federação das Santas Casas e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC) – cumpriu uma importante agenda técnica e institucional no Estado de Sergipe. A programação foi marcada por trocas de experiências, integração entre as federações de Santa Catarina e Sergipe, e pelo debate sobre sustentabilidade, inovação e humanização na saúde filantrópica.


No dia 29, a Irmã Neusa realizou visitas técnicas a quatro hospitais, sendo dois localizados em Lagarto e dois em Aracaju. Durante as visitas, verificou o impacto positivo das práticas observadas, ressaltando a organização exemplar, a atenção aos detalhes e o forte compromisso com a humanização, a espiritualidade e o cuidado integral nas instituições sergipanas.


Nos dias 30 e 31, participou do IV Encontro da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Sergipe (FEDERASE) e do I Encontro da Associação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Sergipe (AHESE), que reuniram gestores e lideranças de todo o país em um espaço de aprendizado e cooperação.


Durante o evento, no dia 30, a Irmã Neusa foi palestrante no painel “Mulheres que transformam: equidade de gênero e sustentabilidade na gestão do hospital filantrópico”, ao lado de Carolina Teixeira (presidente da FEDERASE), Márcia de Oliveira (vice-presidente da FEDERASE) e Marcela Pitão (presidente da AHESE). A mediação foi conduzida pela jornalista Amanda Gonçalves, curadora de conteúdo do Saúde Business – Informa Markets Latam.


Segundo Ir. Neusa Lúcia Luiz, a experiência foi profundamente significativa, enriquecedora e inspiradora: “vivenciar essa troca com outras instituições nos fortalece e inspira. Cada hospital visitado e cada diálogo reforçaram a importância da cooperação, da solidariedade e do papel transformador das mulheres na gestão hospitalar filantrópica. Seguimos comprometidos com uma saúde cada vez mais humana, sustentável e a serviço da vida”, avaliou a Diretora-Geral do HRSP e Presidente da FHESC.