19 de novembro de 2025 Notícias

A direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) cumpre nesta semana uma importante agenda de compromissos em Brasília. Na manhã desta terça-feira (04), os dirigentes participaram do tradicional “Café com Parlamentares”, promovido pela Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC), presidida pela Irmã Neusa Lúcio Luiz, e pela Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC), presidida por Maurício José Souto-Maior, em parceria com o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado federal Pedro Uczai.


O evento reuniu mais de 50 diretores de hospitais filantrópicos catarinenses, além de parlamentares e lideranças do setor da saúde, a exemplo do Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi Silva. O Hospital Regional São Paulo também esteve representado pelo Diretor Administrativo, Fábio Lunkes; o Controlador Interno, Cláudio Krahl; e o Assessor Técnico, Audo César Ferreira Corrêa.


De acordo com a Diretora Geral do HRSP e presidente da FHESC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, a aproximação com os parlamentares é fundamental para o fortalecimento do sistema hospitalar catarinense. “Constantemente buscamos e mantemos a aproximação com nossos parlamentares. Nossa intenção é melhorar a interlocução entre o poder público, nossos parlamentares e a rede hospitalar, buscando caminhos para que nossos hospitais possam expandir e aprimorar o atendimento à população. Esse contato é essencial para que nossos deputados e senadores conheçam a realidade dos hospitais filantrópicos e possam nos apoiar na busca por melhorias na saúde catarinense”, destacou Irmã Neusa.


Conforme Fábio Lunkes, “o encontro objetivou fortalecer o diálogo entre as entidades hospitalares e o Poder Legislativo Federal, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento das parcerias institucionais, essenciais para a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos,” explicou o Diretor Administrativo.


Durante o encontro, foram apresentados dados que evidenciam a relevância da filantropia em Santa Catarina: atualmente, 63% dos hospitais do estado são filantrópicos, responsáveis por 79% dos leitos destinados ao SUS. Esses números reforçam o protagonismo e a importância da rede filantrópica no atendimento à população catarinense e a necessidade de políticas públicas que assegurem seu fortalecimento.