Com o crescimento e a popularidade de esportes como paddle, corrida de rua e ciclismo, cada vez mais pessoas têm adotado uma rotina ativa – muitas vezes inspiradas pelas redes sociais. No entanto, a médica cardiologista e coordenadora do Serviço de Cardiologia do Hospital Regional São Paulo (HRSP), Dra. Daiana Dambroso, faz um alerta: antes de iniciar qualquer atividade física com frequência e intensidade, é essencial realizar uma avaliação médica completa.
A orientação está sendo reforçada durante a 14ª Semana de Cardiologia do HRSP – programação que tem como foco a capacitação dos profissionais quanto ao tratamento, prevenção e o cuidado com a saúde do coração. Segundo a especialista, atividades físicas trazem inúmeros benefícios à saúde, mas precisam ser iniciadas com segurança.
“O exercício é um poderoso aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, mas quando feito sem acompanhamento e sem conhecer as condições do próprio coração, pode representar riscos sérios. O ideal é que toda pessoa realize um check-up cardiológico antes de iniciar uma prática esportiva regular”, explica a Dra. Daiana.
A médica destaca que sintomas como falta de ar, dor no peito, palpitações ou tontura durante o exercício devem ser sinais de alerta para buscar avaliação imediata. Ela lembra ainda que fatores como histórico familiar, hipertensão, colesterol elevado, diabetes e tabagismo aumentam o risco de complicações.
“Manter o coração saudável exige equilíbrio. Assim como treinamos o corpo, precisamos cuidar da nossa saúde de forma integral. O acompanhamento médico não serve apenas para quem já tem doença, mas para quem quer evitá-la”, ressalta a cardiologista.
O HRSP é Centro de Referência em Alta Complexidade em Cardiologia para o Grande Oeste Catarinense. “Muito mais do que tratar, nosso compromisso é com a prevenção e o cuidado humanizado,” finaliza Dra. Daiana Dambroso.

