21 de outubro de 2025 Notícias

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, celebra mais um importante número na cardiologia do Grande Oeste Catarinense. Nesta semana o hospital alcançou a expressiva marca de dois mil estudos eletrofisiológicos realizados desde a habilitação em Eletrofisiologia, em 2012. O número foi atingido durante os atendimentos do Dr. Clóvis Froemming Junior (CRM 29718 – RQE 19630), médico cardiologista, eletrofisiologista e intervencionista que atua na instituição desde 2020.

O HRSP é Centro de Referência em Alta Complexidade. Atualmente o hospital é um dos poucos credenciados no Oeste Catarinense para realizar procedimentos de Eletrofisiologia – com diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas, como taquicardias supraventriculares, flutter atrial e extrassístoles ventriculares.
Os atendimentos são regulados pelo Estado e agendamentos pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), com consultas realizadas no ambulatório do hospital.

Conforme o Dr. Clóvis, a eletrofisiologia cardíaca é uma subespecialidade da cardiologia que estuda a formação e propagação dos impulsos elétricos do coração, identificando falhas que podem causar arritmias — alterações no ritmo cardíaco que afetam a qualidade de vida e, em alguns casos, podem representar risco grave à saúde.

O médico esclarece que o estudo eletrofisiológico (EEF) é um exame minimamente invasivo realizado por médicos eletrofisiologistas para diagnosticar e tratar arritmias, além de avaliar o risco de síncope (desmaios) e definir a necessidade de ablação por radiofrequência, implante de marcapasso ou CDI (desfibrilador implantável). O procedimento é seguro, com recuperação rápida e tem proporcionado resultados altamente eficazes para os pacientes.

Dr. Clóvis avalia que a marca de dois mil procedimentos representa um avanço significativo para toda a região. “Cada procedimento realizado é a oportunidade de devolver qualidade de vida a quem convive com sintomas como palpitações, cansaço e desmaios. A eletrofisiologia tem evoluído muito e hoje conseguimos oferecer um tratamento preciso, seguro e, em muitos casos, definitivo. É uma satisfação poder contribuir com esse serviço aqui no HRSP, que se consolida cada vez mais como referência em cardiologia no Oeste Catarinense”, destaca o Dr. Clóvis.