20 de agosto de 2025 Notícias

Em uma iniciativa que une solidariedade, saúde e educação, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) e o Colégio Expressivo lançaram ontem (19), a campanha “Minha Primeira Doação de Sangue”, voltada para os alunos do Ensino Médio. O encontro de abertura contou com a presença de profissionais do hospital, que compartilharam com os estudantes a importância do ato de doar sangue e como ele pode salvar vidas.


As palestras foram conduzidas pela farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório e Agência Transfusional do HRSP, Karize Toldo Bufon, e pelo técnico em Hemoterapia e colaborador da Agência Transfusional, Mateus Fracasso. Durante as apresentações, os profissionais explicaram o processo da doação, desmistificaram dúvidas comuns e reforçaram o impacto transformador de um gesto que pode ajudar inúmeras pessoas.


A campanha não se restringe apenas ao diálogo. No próximo dia 30 de agosto, será realizada a primeira ação prática de doação no Hemosc de Chapecó, com transporte gratuito para os participantes. A saída será às 7h e o retorno está previsto para as 12h. Estudantes a partir de 16 anos poderão participar, desde que acompanhados por seus pais ou responsáveis, que também terão a oportunidade de doar.


A proposta nasceu de uma vivência pessoal de uma colaboradora do hospital. A coordenadora de Hotelaria do HRSP, Daniela Santos (que já é doadora de sangue), recentemente acompanhou o filho Mathias, de 16 anos (aluno do Colégio Expressivo), na primeira doação de sangue.


Daniela conta que o estudante compartilhou a experiência com colegas, que demonstraram interesse pelo ato. “A ideia surgiu depois que o Mathias fez a primeira doação e compartilhou comigo o quanto se sentiu feliz e realizado por poder ajudar outras pessoas. Percebi que esse sentimento poderia ser multiplicado entre os colegas dele e também dentro das famílias. Queremos sensibilizar os estudantes, mas também envolver pais e responsáveis, mostrando que doar sangue é um gesto simples, seguro e que pode salvar muitas vidas. Essa campanha é um convite para transformar solidariedade em ação”, destacou Daniela.


Com a iniciativa, o HRSP e o Colégio Expressivo “reafirmam o compromisso com a formação cidadã e a promoção da saúde, incentivando a juventude a dar os primeiros passos em direção à solidariedade e ao cuidado coletivo. Essa não será a única doação. Será a primeira de muitas doações que o HRSP e o Colégio Expressivo realizarão em conjunto,” acredita Daniela.