19 de agosto de 2025 Notícias

Na semana passada, o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, esteve representado em Brasília pelo Diretor Administrativo, Fábio Lunkes; pelo Controlador Interno, Cláudio Krahl; pela presidente da Presidente da Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), Ir. Nilva Benincá; e a Ir. Roselene Gonçalves, integrante da ASSEC.. Os gestores participaram de uma reunião no Ministério da Saúde, com o Secretário Weibe Tapeba, da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).
Na pauta, estiveram assuntos relacionados ao atendimento dos povos indígenas da Terra Indígena Xapecó, a maior de Santa Catarina, que tem o HRSP como referência em serviços de saúde, inclusive em atendimentos de média e alta complexidade. Segundo o diretor Fábio Lunkes, o encontro reforçou a importância do diálogo contínuo entre o hospital e os órgãos estatais. “O HRSP é um hospital filantrópico, com 98% dos atendimentos realizados pelo SUS. Buscar apoio e parcerias com o Ministério da Saúde é fundamental para garantir que possamos oferecer serviços cada vez mais qualificados, respeitando as especificidades culturais e promovendo saúde com equidade para toda a população, incluindo os povos indígenas”, destacou.
O HRSP é referência em Cardiologia de Alta Complexidade, atendendo mais de um milhão de habitantes do Grande Oeste Catarinense. “A aproximação com a SESAI reforça o compromisso da instituição em manter um cuidado humanizado, seguro e inclusivo, alinhado à a missão de estar sempre ‘A Serviço da Vida’,” afirmou Lunkes.